Telefone:
(51) 3245-8900
contato@
ahvn.com.br

Home   >   NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O serviço de coordenação de enfermagem vem em nota prestar esclarecimentos e informações aos colaboradores e usuários dos serviços da Associação Hospitalar Vila Nova, com relação à publicação intitulada “Vila Nova em estado de caos: SERGS averigua denúncias recebidas” promovidas pela SERGS (sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul), divulgada em sua página em 5 de setembro de 2017.

Inicialmente cabe ressaltar que ao utilizar a frase “Vila Nova em caos”, é possível avaliar o total desconhecimento do real significado da palavra caos por parte dos que assim intitularam a tema da notícia, posteriormente cabe ressaltar que os mesmos desconhecem a história e o empenho da instituição em melhorar cada vez mais o quadro profissional de enfermagem tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

O serviço de coordenação de enfermagem declara que mantém junto ao Coren – RS, o estudo de seu dimensionamento profissional atualizado e vem constantemente tentando promover os ajustes adequados, uma vez que nos últimos anos a instituição promoveu aumento do seu quadro profissional em pelo menos 50%. No que se refere à abertura de uma nova unidade sem a realização de estudo de dimensionamento, cabe ressaltar que para a realização do mesmo é necessário dados como taxa de ocupação, perfil dos pacientes, entre outros dados que só são possíveis com a unidade em funcionamento, desta forma o Serviço de Coordenação de Enfermagem utilizou como base para uma estimativa inicial de profissionais de enfermagem o dimensionamento de uma unidade já esta em funcionamento, que tem o mesmo número de leitos e com as mesmas características da unidade na qual foi inaugurada.

Cabe ressaltar que a instituição disponibiliza diversas áreas para o repouso dos colegas enfermeiros, entre elas: a sala dos enfermeiros equipada com armários, frigobar, micro-ondas, mesa e sofá; o refeitório com mesas e bancos, micro-ondas, filtro com água gelada e televisão, além de uma sala de descanso a qual possui camas e também sala de lanche em algumas unidades.

A instituição e o serviço de coordenação têm total reconhecimento do valor dos profissionais enfermeiros, respeitando – os e tentando promover ao máximo um ambiente de trabalho adequado e seguro para o desempenho de suas atividades, e jamais promoveria ou aceitaria qual quer tipo de assedio moral, desrespeito ou desvalorização dos profissionais que trabalham na instituição.

Acima de tudo cabe ressaltar que em plena crise econômica, onde inúmeros recursos são retirados da saúde e diversas instituições vêm fechando unidades ou até mesmo as portas, e em decorrência promovendo o desemprego de colegas da enfermagem ou até mesmo resultando em inúmeros atrasos ou parcelamento de seu salário, a Associação Hospitalar Vila Nova vem se mantendo firme em seu propósito institucional perante a sociedade e aos seus colaboradores, sem jamais diminuir os serviços prestados a seus usuários e muito menos promovendo demissões para redução de seu quando profissional ou atrasos nos pagamentos a todos que em nossa instituição trabalham.

O serviço de Coordenação de enfermagem e a instituição reconhecem a real necessidade de aumento no quadro de seus profissionais e vem fazendo isso da melhor maneira possível dentro das reais condições financeiras da instituição.

Por fim cabe lamentar a publicação de uma notícia extremamente tendenciosa, arbitrária e unilateral no que se refere às condições para ao exercício profissional da enfermagem na instituição. Acima de tudo uma agressão desproporcional e desnecessária ao Serviço de Coordenação de Enfermagem, que sempre se colocou ao lado e a disposição dos profissionais em defesa de uma enfermagem unida e fortalecida nos seus direitos profissionais. Sempre acessível a todos os órgãos de fiscalização ou de representação de classes, inclusive a SERGS.

Reitero o compromisso do serviço da Coordenação de enfermagem e da instituição na busca constante de um ambiente cada vez mais adequado e seguro aos profissionais de enfermagem e a nossos usuários.

Atenciosamente

Enf. Fabio Botesini
Responsável Técnico
Serviço de Enfermagem
Associação Hospitalar Vila Nova