Telefone:
(51) 3245-8900
contato@
ahvn.com.br

Home   >   Emergência do Hospital Vila Nova será reinaugurada

Emergência do Hospital Vila Nova será reinaugurada

A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) promove, no dia 23 de maio (quinta-feira), a reinauguração das instalações do serviço de Emergência da instituição, além da implementação dos serviços de transportes dos pacientes. O local foi remodelado após a implantação da Metodologia Lean, em novembro de 2018, reduzindo o tempo de espera na emergência em torno de 75%, desde o ano passado.

“No ano passado, um paciente aguardava cerca de 240 minutos até o atendimento ao médico, período que caiu para 58 minutos no mês de março deste ano”, comemora o presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin. Ele revela que o resultado positivo ocorreu sem a contratação extra de profissionais ou de recursos, apenas a aplicação de metodologia de trabalho. “Passamos a fazer mais com o mesmo. Somos o décimo hospital a receber a aplicação do Lean pelo Hospital Sírio Libanês, de São Paulo”, acrescenta.

O hospital disponibiliza seus 420 leitos para internações clínicas e cirúrgicas, dependência química, UTI e saúde prisional, destinando 100% dos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, realiza 280 atendimentos por dia e mais de 15 mil internações no ano. É o único a oferecer, com veículos próprios na Capital, serviço de transporte de pacientes de postos da rede de saúde diretamente para o hospital.

A instituição também conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), único no País que faz a desospitalização de pessoas. O SAD é indicado para quem apresenta dificuldades temporárias ou definitivas para sair de casa e chegar até uma unidade de saúde ou para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais adequada para o seu tratamento.

A AHVN presta ainda o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que avalia casos de mortes ocorridos por causas naturais em Porto Alegre. Desta forma, médicos das UPAs e hospitais não necessitam interromper a assistência de pacientes para realizar verificação de óbitos ocorridos fora dos serviços de saúde.

A reinauguração da emergência acontece às 10h, na rua Catarino Andreatta, 155, bairro Vila Nova, em Porto Alegre.