Telefone:
(51) 3245-8900
contato@
ahvn.com.br

Home   >   AHVN amplia estrutura dos Serviços de Verificação de Óbito e de Atendimento Domiciliar

AHVN amplia estrutura dos Serviços de Verificação de Óbito e de Atendimento Domiciliar

A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) inaugurou, no dia 9 de março, as instalações do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). No ano passado, o hospital já havia iniciado a realização do serviço de recolhimento de corpos, a partir da aquisição de uma ambulância, mas não contava ainda com uma equipe completa. “A decisão de se criar um quadro de SVO tinha como objetivo desafogar o Departamento Médico Legal para óbitos sem suspeita de violência”, explica o presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin. Desde 2019, o serviço prestado pelo Vila Nova realizou mais de 800 remoções de óbitos em domicílios, vias públicas e geriatrias.

A partir de agora, com o novo espaço, a equipe fará o recolhimento do corpo com a liberação do médico regulador para o fornecimento da Declaração de Óbito. O serviço será prestado por um grupo técnico composto por assistente social, médica patologista, enfermeiros, técnico de enfermagem, condutor e um regulador que atenderá a solicitação por telefone. “Estamos entregando, hoje, à comunidade de Porto Alegre, o SVO em uma nova área física de qualidade edificada. Certamente, o melhor SVO do Estado”, destacou Dal’Molin na cerimônia. O atendimento do serviço é 24h e os familiares e/ou responsáveis podem contatar o SVO pelos telefones (51) 3245.8948, 3245.8900 ou no celular do plantão (51) 98151.1020.

No caso do SAD, serão onze equipes atendendo uma média de 300 pessoas em casa por dia, o que equivale a um hospital de média complexidade. Entre as particularidades do SAD oferecido pelo Vila Nova estão o fato de ser o único serviço, no País, que faz a desospitalização de pessoas com nutrição parenteral (administração, por via endovenosa, de nutrientes) por uma equipe pediátrica. Além disso, a instituição conta com um grupo com o uso de ventilação referência na Capital e proporciona cuidados paliativos aos pacientes. Eles são provenientes de todos os hospitais, pronto-atendimentos e de todas as unidades de saúde da Capital.

Também participaram do evento a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, e o ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira, Dunga.